domingo, 31 de maio de 2009

FLORIANOPOLIS FORA DA COPA DO MUNDO 2014.

UMA DERROTA DE TODA SOCIEDADE CATARINENSE

Bom Pessoal todos sabem do quanto eu estava torcendo para Florianópolis ser escolhidas como uma das sedes da Copa do Mundo no Brasil em 2014, mas, como todos já devem saber não estamos entre as doze cidades sedes escolhidas pela FIFA porá sediar os jogos da Copa no Brasil.
Muito já tinha sido dito sobre as cidades sedes, muitas listas de cidades classificadas foram feitas. Um único colunista (o Senhor Anselmo Góis) chegou a divulgar na mesma semana duas listas das cidades classificadas; Na primeira Florianópolis estava entre as doze, já na segunda Floripa não estaria mais entre as escolhidas.
Vamos agora fazer uma pequena analise da derrota de Florianópolis.
Quero deixar muito claro que tudo que será escrito aqui não passa da humilde opinião deste Blogueiro que vos escreve a fim de expressar seus sentimentos perante esta perda lamentável. Peço desculpas antecipadamente aos que possam se sentir ofendidos pelas minhas palavras e quero pedir a quem ler que deixem suas opiniões para que, concordando ou não comigo possamos ilustrar diversos pontos de vista.
Primeiramente gostaria de deixar bem claro que perdemos a vaga para nós mesmos, não perdemos a vaga para outras cidades. E também tenho claro em minhas convicções que outro motivo que nos deixou fora desta grande festa foi à politicagem, pois, problemas todas as dezessete cidade tem, nenhuma delas esta pronta para sediar os jogos da copa, e se levarmos em conta as potencialidades de cada candidata Florianópolis simplesmente estaria obrigatoriamente que estar entre as escolhidas.
Perdemos, pois nosso povo não soube se unir torno deste objetivo que seria de grande importância para o desenvolvimento do nosso estado. Perdemos para o ranço de muitas pessoas do nosso estado que torceram contra Florianópolis pois o Estádio utilizado seria o do clube adversário, sem entender que torcendo contra Florianópolis estavam na verdade torcendo contra todo o povo do nosso estado, contra as melhorias que um evento do porte de uma copa do mundo trariam para a infra-estrutura de nossas cidades e também a nossa qualidade de vida.
Outro ponto que me deixou muito intrigado durante a caminhada rumo a escolha das cidades sedes foi a nossa Imprensa, sim, a Imprensa local.
Acompanhei através da internet os jornais das dezessete cidades concorreram a sede da Copa 2014 e pude levantar que em todas as outras dezesseis cidades, a exceção de Florianópolis, candidatas eram muito elogiadas pelas suas Imprensas Locais. Já em Florianópolis muitos tinham aparentemente muito prazer em citar em alto e bom tom todas as nossas deficiências, deixando nossas potencialidades em segundo plano, o que a meu ver deveria ser exatamente ao contrario. Cito o exemplo do Senhor Miguel Livramento que toda vez que se tocava no assunto próximo a ele. O Senhor Miguel logo falava na fila que se forma nos dias de jogo do Avaí em direção ao Estádio Aderbal Ramos da Silva. Outro exemplo é o do Senhor Cacau Menezes que com muito prazer, aparentemente, divulgou varias noticias que fariam com que Florianópolis ficasse fora das sedes. Estes exemplos de torcidas contra dentro da nossa própria cidade tem um peso muito contra a nosso candidatura pois quem não conhece nossa cidade e vê de longe a nossa Imprensa duvidando da nossa capacidade em sediar tal evento acaba comprando a idéia de que realmente não temos competência para isso.
Só para finalizar, grandes problemas para sediar este evento todas as dezessete candidatas tinham, mas poucas tinham nossas potencialidades. E digo mais, quem fala que Florianópolis tem problemas de mobilidade urbana, pelo fato das filas na Beira Mar, filas em direção ao Aeroporto Hercílio Luz, as filas das pontes de acesso e saída da Ilha deveria ir morar em São Paulo, que a cada chuva um pouco mais forte tem suas avenidas alagadas e o transito vira um caos completo, e até mesmo sem chuva já é intransitável. Ou mesmo morar no Rio de Janeiro para ver realmente o que é congestionamento.
O que eu tinha para dizer é isto. Peço desculpas se me alonguei muito, mais este provincianismo, este bairrismo e esta falta de visão de muitos Catarinenses me irrita muito e ao mesmo tempo me deixa muito triste e preocupado com o futuro do nosso Estado.
Um grande abraço a todos que tiveram paciência de ler este texto que não é nada mais que um desabafo de alguém que é muito apaixonado por esta Cidade e por este Estado e torce para ela continuar cada vez mais bela e desenvolvida.

3 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Sim, Estou sufocado aqui em Florianopolis, Alguem ai ja ouvio falar da tal pesquisa de mobilidade???, que a Imprensa divulgou intensamente, estou sim, por estar confirmado que somos o Zero da 101, estou sim, por saber que aqui existi tantas pessoas que vem usufruir de nossa capítal, sem dar retorno nenhum primcipalemente a MIDIA QUE NÃO GOSTA DA FARRA DO BOI SENDO QUE EM SEUS ESTADOS PODE GENETIADA, TOURADA ETC.... FAZ UMA BRIGA DE DISPUTA ENTRE OS MANEZINHOS QUE NÃO É BENEFICO, SENDO OS PREJUDICADOS OS MANES, estou SIM, por ver que a FEDERAÇÃO CATARINENSE É DIRIGIDA POR UM BANANA QUE COME NA MAO DE QUALQUER OUTRA FEDERAÇÃO, estou sim por que OS POLITICOS DAQUI SO PENSAM EM SI, POR ISTO NÃO TEMOS ESTRUTURAS NENHUMA, O QUE FIZERAM OS SAUDASOS POLITICOS QUE SEMPRE ARRACARAM DAS ESNTRANHAS DO NOSSO POVO TUDO O QUE ELES TEM, NADA, NEM UM ACESSO AO AEROPORTO, NÃO TEMOS UMA PONTE DESCENTE, FICO POR AQUI MAGOADO E PEÇO SE AS PESSOAS DE OUTROS ESTADOS, SE ACHAM QUE AQUI NÃO TEM MOBILIDADE, SE TEM FARRA DO BOI, SE NOS SOMOS MANEZINHOS, OS CONVIDO A VOLTAREM PARA SEUS ESTADOS TALVES LA SEJA MELHOR PARA VOCE E PARA NOS.

Matheus G. disse...

Parabéns pelo comentário Zezinho.
Um dos mais sensatos e racionais que li.
Com o nervosismo e a injustiça que foi estarmos fora, muita gente aproveitou-se da situação para picuinha política, xingar seus desafetos entre outras coisas.
Creio que fosse direto ao ponto.

Meus parabéns novamente e, se deixares, gostaria de levantar sua opinião no Sangue Preto e Branco.

Grande abraço!

Anônimo disse...

O RIO DE JANEIRO não tem enormes congestionamentos...vc está errado qto a isto!